A A serigrafia como agente de integração e acessibilidade: uma pesquisa experimental de pessoas com deficiência visual em São Paulo

  • Guilherme Marins de Souza Faculdade de Tecnologia Senai Theobaldo De Nigris
  • Leandro Andrade Beluomini Faculdade de Tecnologia Senai Theobaldo De Nigris
  • Leonardo Batista Rocha Faculdade de Tecnologia Senai Theobaldo De Nigris
  • Paulo Ricardo Campos Gouveia Faculdade de Tecnologia Senai Theobaldo De Nigris
  • Catarina de Oliveira Cano Faculdade de Tecnologia Senai Theobaldo De Nigris
Palavras-chave: Acessibilidade. Deficiência visual. Serigrafia.

Resumo

Como resultado de grande aumento de doenças diretamente ligadas à disposição oftalmológica ou ainda aquelas que ao longo de sua evolução impactam na saúde ocular, como o diabetes, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (2018). O aumento de pessoas com deficiência visual em 2010 estava em cerca de 6,5 milhões, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão. Nos últimos anos, apresentou aumento significativo, isso impacta diretamente em meios de garantir acessibilidade para as tarefas diárias, além de buscar possibilidades de acesso a convívio social e oportunidade no mercado de trabalho para essas pessoas (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2010). Neste estudo, a partir da análise da necessidade recorrente das pessoas com deficiência, utilizando de pesquisa aplicada e experimental, buscou-se criar mais um campo de atuação social e de mercado de trabalho, trazendo com a técnica de serigrafia, a prática e dinamismo de recursos para pessoas com deficiência visual. O estudo discorre sobre as etapas de execução de uma proposta de oficina e aprendizado da técnica gráfica para o público estudado, além de demonstrar as etapas para tal desenvolvimento. Na parte final do estudo é possível identificar que fundamentando-se no método e acompanhamento realizados, as oficinas de serigrafia trazem a possibilidade de integração e experiência às pessoas com deficiências visuais e também potencializa a valorização e pertencimento do indivíduo.

Biografia do Autor

Guilherme Marins de Souza, Faculdade de Tecnologia Senai Theobaldo De Nigris

Graduado em Tecnologia de Produção Gráfica pela Faculdade de Tecnologia SENAI Theobaldo De Nigris.

Leandro Andrade Beluomini, Faculdade de Tecnologia Senai Theobaldo De Nigris

Graduado em Tecnologia de Produção Gráfica pela Faculdade de Tecnologia SENAI Theobaldo De Nigris.

Leonardo Batista Rocha, Faculdade de Tecnologia Senai Theobaldo De Nigris

Graduado em Matemática (Licenciatura) pela UNIBAN e em Tecnologia de Produção Gráfica pela Faculdade de Tecnologia SENAI Theobaldo De Nigris.

Paulo Ricardo Campos Gouveia, Faculdade de Tecnologia Senai Theobaldo De Nigris

Graduado em Tecnologia de Produção Gráfica pela Faculdade de Tecnologia SENAI Theobaldo De Nigris (2019).

Catarina de Oliveira Cano, Faculdade de Tecnologia Senai Theobaldo De Nigris

Graduada em Administração, com MBA em Marketing pela Cruzeiro do Sul, Gestão Empresarial pela Metodista em Finanças, pela FECAP e Doutoranda em Biotecnologia Industrial pela UFABC. Atualmente é professora da Faculdade Senai de Tecnologia Gráfica.

Publicado
2021-05-28
Seção
Artigos